Marcus Vinícius conquista Desafio Tecnokart 2017

19/11/2017 19:00:46

 
Uma nova competição foi realizada neste sábado no Kartódromo de Betim. Com um formato bastante inovador, o Desafio Tecnokart reuniu 50 pilotos para a disputa de várias corridas. O piloto Marcus Vinícius apresentou um ótimo desempenho, sobretudo na final, e faturou o título da competição ao receber a bandeirada final em primeiro.
 
Organizador do campeonato Tecnokart, Gustavo Dutra contou em entrevista exclusiva como surgiu a ideia de organizar o Desafio e como foram as atividades do dia.
 
"A ideia surgiu pelo fato do Tecnokart correr apenas no RBC, quisemos levar os pilotos para uma pista diferente e também chamar mais pilotos para conhecerem o Tecnokart. Entrei em contato com a Thiara e perguntei se a gente podia fazer o evento aqui. Ela animou na hora, a Thiara já é nossa parceira, nos ajudou na 'Corrida Só para Elas' (evento realizado uma vez por ano composto de uma corrida de kart apenas com mulheres e um mini curso de pilotagem). A parceria com a Thiara está sendo muito boa", contou o organizador, que lembrou ainda a breve passagem do Tecnokart pelo Kartódromo de Betim na década passada. "Se não me engano o Tecnokart correu aqui em seu primeiro ano. Então na verdade estamos fazendo um retorno a Betim. Porém, vários pilotos do grupo atual nunca haviam andado aqui", completou.
 
O desafio começou com os 50 pilotos divididos em dois grupos, onde disputaram de forma alternada duas corridas no traçado oficial do kartódromo. Como era de se esperar, os pilotos mais acostumados com a pista se deram melhor, mesmo com o grid montado através de sorteio na primeira corrida, e invertido em relação ao sorteio na segunda.
 
Os três primeiros de cada corrida foram:
Grupo A - corrida 1: Gerdan Livis, Rogério Ferrum, Thiago Escobar
Grupo B - corrida 1: Alexandre Vieira, Rodrigo Matias, Rildo Wendel
Grupo A - corrida 2: Gustavo Flausino, Adriano Juliani, Joanes Gouvea 
Grupo B - corrida 2: Rildo Wendel, Alexandre Vieira, Diogo Magalhães
A melhor volta desta fase foi de Marcus Vinícius, na segunda corrida do Grupo A: 1:04.354.
 
A terceira e última série classificatória foi disputada no traçado 1 invertido, e foi a única com tomada de tempo. E nesta primeira fase do torneio alguns pilotos menos acostumados com a pista também tiveram sua chance de brilhar, como o próprio organizador Gustavo Dutra, que cravou a pole-position na última corrida. Diogo Magalhães, Gustavo Flausino e Alexandre Araújo foram os 3 primeiros do primeiro grupo. Marcus Vinícius, Gustavo Catão e Gustavo Dutra foram os 3 primeiros do segundo grupo.
 
A fase final foi disputada no mesmo traçado, com os 25 pilotos mais bem classificados. Com a pontuação de todos zerada, o resultado da fase anterior serviu apenas para a montagem do grid. Assim, Alexandre Vieira largou na frente. Mas não teve um bom desempenho, e sequer passou para a Final, onde os pilotos foram reagrupados ainda com corrida em andamento, mas apenas os 10 primeiros continuaram na pista para a disputa do título.
 
Os pilotos Marcus, Gerdan e Diogo se revezaram na primeira posição durante toda a corrida. Sempre juntos, todos os 10 finalistas trocaram muito de posições até os últimos metros. Marcus venceu, seguido por Joanes Gouvea, Diogo, Thiago Escobar e Thiara Silveira.
 
"Logo na primeira corrida já tomei uma advertência, já estava dando como perdido o evento. Estava muito ansioso pra correr, tinha muitas pessoas do outro kartódromo, achei que era impossível chegar lá em cima já tomando punição. Mas as coisas foram acontecendo, fomos pra final, zerou os pontos, deu pra ganhar as duas últimas e ser o campeão.", declarou Marcus. "A final foi difícil, disputando metro a metro, a gente conhece os pilotos e sabe que qualquer pequeno erro já era, e não tem mais como correr atrás. A gente nunca subestima os outros pilotos, então tem que 'remar' mesmo, graças a Deus deu certo.", finalizou.
 
As fotos do evento podem ser vistas no Facebook do Tecnokart: https://www.facebook.com/tecnokartbh/. Os resultados e volta-a-volta de cada corrida estão publicados aqui no site, no menu RESULTADOS.
 
Redação: Lucas Prates
Foto: Gustavo Dutra
Apoio: Kartódromo de Betim