20 de outubro de 2016 Administrador

VISTA A CONSCIENTIZAÇÃO E O ROSA DURANTE O OUTUBRO ROSA

Estamos em outubro e muito se escuta sobre o Outubro Rosa, mas afinal, você sabe qual o objetivo desta campanha que envolve pessoas, instituições privadas e públicas do mundo inteiro?

O Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar mulheres de todo o mundo sobre a importância daprevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama.

Separamos as 5 principais dúvidas¹ sobre o Câncer de Mama:

1. Quais são as principais causas do Câncer de Mama?

Entre os muitos fatores, os principais são: idade (maioria dos casos são diagnosticados após os 40 anos), qualidade de vida,  histórico familiar, fatores hormonais.

2. O câncer de mama é hereditário?

O câncer de mama pode ser hereditário, porém somente 5% dos casos estão relacionados a esse fator. Deve-se desconfiar de câncer hereditário quando existem várias pessoas da mesma família com câncer de mama, ovários, intestino, pâncreas, próstata, dentre outros e acometimento de pessoas em idade mais jovem.

3. Qual o melhor exame para diagnosticar o câncer de mama?

O melhor exame para o diagnóstico de câncer de mama é a mamografia bilateral. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que esse exame seja iniciado a partir dos 40 anos com frequência anual. Em pacientes de alto risco esse exame deve ser iniciado a partir dos 35 anos.

4. Quais os principais sintomas?

A doença pode mostrar diversos sinais como vermelhidão, inchaço, coceira, ferida, saída de sangue ou água cristalina pelo bico da mama e presença de algum caroço. Dor em geral aparece em casos mais avançados do câncer. Os caroços encontrados na mama são em sua maioria benignos, isto é, não são câncer.

5. O câncer de mama tem cura?

Sim! Hoje em dia com os variados tipos de cirurgia, avanço da radioterapia, da quimioterapia e da hormonioterapia a cura é uma realidade. Quando descoberto em fase inicial (até 1 cm), existe mais de 90% de chances de cura. Por isso, o a mais importante prevenção é o diagnóstico precoce: quanto antes for descoberto o câncer, maiores são as chances de curá-lo.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *