28 de outubro de 2016 Administrador

TREINO X FOME: COMO CONTROLAR?

Se você começou a se exercitar recentemente, deve ter percebido. Depois de correr ou ir para a academia, a fome chega forte e a vontade de comer – sobretudo as besteiras – é grande. Como fazer para se controlar e não ganhar peso nesse processo de adaptação? “Minha sugestão é associar o final do treino a uma grande refeição: café da manhã, almoço ou jantar”, afirma o nutricionista esportivo Rafael Brasilia. Combinar os treinos seguidos de uma boa alimentação garantirá que você não exagere na hora do lanche – imaginando que você siga a recomendação de comer de forma fracionada. “O ideal é seguir um planejamento prescrito por um nutricionista que trabalhe com o esporte”, comenta o especialista.

Outro ponto fundamental é promover algumas substituições na dieta. “Adicione mais fibras com saladas, linhaça e chia. Além disso, invista em frutas menos calóricas, como o abacaxi, melão ou melancia.”

Se sua meta com os treinamentos é perder peso, Brasilia lembra de uma velha máxima: “Para o emagrecimento, precisamos gastar mais calorias do que ingerimos”. Por isso, cuidado na hora de fazer suas escolhas. “Porém, nos atletas que buscam performance, uma dieta muito restritiva vai atrapalhar na evolução dos treinamentos, pois ela não provem as calorias necessárias para a recuperação muscular e do glicogênio para a próxima sessão de treino”, completa.

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