18 de novembro de 2016 Administrador

F1: Os 5 melhores pilotos brasileiros na história da competição

Aos fãs do esporte de velocidade que acordam cedo no domingo para desfrutar dessa eletrizante competição, a procura de emoção, ultrapassagens arriscadas, alguns acidentes e muita tecnologia. Listamos os cinco melhores pilotos brasileiros que mais se destacaram, levaram e honraram o nome do nosso país em todos os circuitos, confira:

5. Felipe Massa

felipe-massa-f1-os-melhores-pilotos-brasileiros-na-historia-da-formula-1-competicao

Uma das maiores esperanças nacional depois da era Senna. Felipe Massa começou sua carreira no esporte como um vencedor. Em 2000, ele venceu as três primeiras etapas da Italian Formula Renault e a primeira etapa da Euro Formula Renault. No final da temporada foi campeão das duas modalidades, o que abriu os olhos de muitos patrocinadores e donos de equipes.

Em 2001, Massa foi campeão da Euro F3000 com seis vitórias em oito corridas. Com essa conquista, conseguiu assinar um contrato de oito anos com a escuderia Ferrari, para ser o piloto de teste. Com 20 anos estreou na F1.

Em 2006, de volta à Ferrari como piloto, obteve algumas vitórias e um vice-campeonato, perdendo o título para Hamilton na última volta da última etapa da temporada.

Massa foi o primeiro piloto brasileiro, despois de Senna a subir no lugar mais alto do pódio em um Grande Prêmio do Brasil (2006). Em 2009, um acidente interrompeu sua carreira até o fim da temporada. Nas seguintes temporadas não conseguiu nenhum pódio, mas cumpriu seu contrato até o final de 2013.

Na Williams desde 2014, levou a equipe ao terceiro lugar na luta pelo campeonato das construtoras.

No dia primeiro de setembro, anunciou sua aposentadoria no final da temporada. Certamente vai deixar muitas saudades, pois ainda não temos um piloto para continuar a tradição brasileira no esporte.

4. Rubens Barrichello

rubens-barrichello-f1-os-melhores-pilotos-brasileiros-na-historia-da-formula-1-competicao

Em 1993, iniciou sua primeira corrida na Fórmula 1, com apenas 20 anos e 10 meses. Em 1994, ficou em quarto em Interlagos.

Sua primeira pole veio em SPA-Francorchamps, com muita chuva.

Rubinho passou por muitas equipes como Jordan, Stewart, Ferrari, Honda, Brawn, Williams. Na Ferrari teve seus melhores momentos, atrás do brilhante Schumacher, venceu várias etapas e ajudou a equipe a vencer cinco campeonatos de construtora. Foi vice-campeão duas vezes.

Deixou a F1 em 2011 com 322 corridas, 11 vitórias, 14 poles. Mais tarde, tentou a IndyCar, mas sem muito sucesso.

Em 2012, começou sua trajetória na Stock Car e foi campeão em 2014.

Apesar das brincadeiras na internet, sempre chegando atrasado, Rubinho tem um currículo de dar inveja a muitos pilotos.

3. Emerson Fittipaldi

emerson-fittipaldi-f1-os-melhores-pilotos-brasileiros-na-historia-da-formula-1-competicao

Primeiro brasileiro campeão da modalidade. Sua estreia aconteceu em 1970. Único brasileiro a vencer uma etapa na primeira temporada da Fórmula 1.

Em 1972, Emerson Fittipaldi conquistou seu primeiro título e em 1974 seu segundo triunfo na McLaren.

Em 1975, fundou uma equipe 100% brasileira. O primeiro ano foi muito frustrante, muitos acertos e muitos abandonos. No Grande Prêmio do Brasil, realizado em Jacarepaguá em 1978, ficou no segundo lugar do pódio, mas depois disso só declínio, o que afastou os particionadores e finalmente o fim da equipe.

Em sua carreira foram 149 corridas com 14 vitórias, 6 poles e 35 pódios.

Depois da F1, foi para os Estados Unidos onde se sagrou campeão na IndyCar em 1989, bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis. Sem dúvida um grande campeão e com o seu sucesso abriu as portas para os futuros pilotos nacionais. Temos muito que agradecer o Rato (como ele é conhecidos nas pistas). Mas ele merece somente o terceiro lugar no pódio.

2. Nelson Piquet

nelson-piquet-f1-os-melhores-pilotos-brasileiros-na-historia-da-formula-1-competicao

Começou sua jornada como piloto ainda pequeno. Foi campeão brasileiro de kart em 71 e 72 e venceu o Fórmula V em 76. Na Fórmula 3, ele bateu o recorde de Jackie Stewart em número de vitórias em 78, mesmo ano em que começou sua trajetória na Fórmula 1.

Campeão em 81 pela Brabham, repetiu o feito em 83. Depois de dois anos de altos e baixos, mais baixos que altos, mudou de equipe. Na Williams em 86, Piquet lutou pelo campeonato, mas não obteve sucesso. O tricampeonato só veio em 87, quando venceu o seu companheiro de equipe Nigel Mansell.

Depois do tri, pilotou para a Lotus e a Benetton. Com uma equipe sem um bom desempenho, especialmente para competir com a dupla Senna/Prost, pendurou suas botas em 91.

Por causa de seu temperamento, Piquet não é muito querido pelos fãs e repórteres, mas ele sempre aparece nas listas dos melhores pilotos de todos os tempos da modalidade. Em 13 anos, ele venceu 23 GPs, 24 poles e 60 pódios em um total de 204 corridas. Número de um grande piloto, mas ele merece a prata.

1. Ayrton Senna

ayrton-senna-f1-os-melhores-pilotos-brasileiros-na-historia-da-formula-1-competicao

Um dos pilotos mais audaciosos da Fórmula 1, conhecido como o melhor piloto nas pistas molhadas. Senna conseguiu seu primeiro título internacional em 83 na British F3. Em 84, fez sua estreia na Fórmula 1.

Em 85, Ayrton Senna foi para a Lotus e depois para a McLaren em 88, se juntar com Prost. Com muitos duelos emocionantes, finais eletrizantes, passagens de deixar a boca aberta e campeonatos decididos nas últimas voltas, foram as mais empolgantes, emocionantes, deslumbrantes, memoráveis temporadas da Fórmula 1. Seu primeiro triunfo veio exatamente em 88. No ano seguinte com um final com muita controvérsia, perdeu o título para seu companheiro de equipe. Mas nos dois anos seguintes, 90 e 91 venceu seu bi e tri. Em 94 foi para a Williams.

Para muitos, Senna é considerado o melhor piloto de todos os tempos. Infelizmente para o esporte, em 94 num acidente fatal, Senna se despediu das pistas. Com uma personalidade humilde e carismática, conquistou o coração não só dos brasileiros, mas de todos os fãs da Fórmula 1 pelo mundo.

Dono da melhor volta da história da F1, sempre será lembrado pela sua maneira de pilotar, principalmente, na chuva. Seu controle do carro e a capacidade de levar uma equipe sem expressão ao pódio, será sempre lembrado por todos. Definitivamente o melhor piloto brasileiro da Fórmula 1 e também o melhor de todos os tempos.

Senna se foi, mas sua garra e talento permanecerão para sempre. Alguns acham que o Fittipaldi merece o segundo lugar. O que você acha? Comente!

 

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *